Arouca é uma região situada no distrito de Aveiro emblemática pela maior ponte suspensa do mundo, a maior cascata de Portugal e uma das atividades mais famosas para quem gosta de desafios – os Passadiços do Paiva!
Apenas a 1h15 de distância do Porto, é uma alternativa ideal para uma escapadinha de fim-de-semana ou então para aproveitar e ficar mais tempo a conhecer recantos e descansar.
No primeiro encontro com a cidade, vai deparar-se com a beleza do centro histórico. Aí, vai poder visitar um dos mosteiros mais antigos de Portugal e um monumento nacional, o Mosteiro de Santa Maria de Arouca.
Dentro do Mosteiro, funciona o Museu Regional de Arte Sacra, no qual estão em exibição esculturas, pinturas, ourivesaria e mobiliário. A visita guiada tem um custo de 3€ e inclui a visita ao museu, claustros, celas e outros espaços.
Além disso, também pode visitar a Igreja, que se destaca pela sua imponência, com o seu órgão de tubos e detalhes banhados a ouro.
A entrada é gratuita e está aberta entre das 9h30 às 12h e das 14h às 17h, sendo que à segunda-feira se encontra fechada.
Serra da Freita & Drave: a aldeia mística abandonada!
Depois de conhecer o centro, é hora de partir para a aventura! A vista da Serra da Freita é de cortar a respiração e proporciona fotografias incríveis para mais tarde recordar.
Ao longo do planalto, encontramos 17 dos 41 geossítios do Arouca Geopark, que é Património Mundial da UNESCO.
São vários os percursos que pode escolher para descobrir os encantos da serra enquanto passeia. Deixe-se levar à descoberta e aprecie a harmonia do ambiente.
Entre as paisagens incríveis verdes e floridas, os animais também aproveitam a paz da natureza e o ar deste paraíso para repousar.
Ao longo do caminho, vai poder cruzar-se com miradouros, pequenas vilas e abrigos de escuteiros, que procuram preservar a fauna e flora e cuidar da região.
Uma das aldeias mais conhecidas é Drave, a “Aldeia Mágica”. Desabitada desde 2009 e sem eletricidade, água canalizada, gás, correio, telefone e telemóvel, as casinhas de xisto dão o encanto e magia à aldeia.
Para chegar até Drave, é necessário percorrer um trilho de cerca de 4 quilómetros, desde Regoufe.
Cascata da Frecha da Mizarela: A maior de Portugal
A Cascata da Frecha da Mizarela é uma queda de água localizada na Serra da Freita e uma das maiores de Portugal. Aqui, o rio Caima projeta-se a mais de 60 metros de altura.
Segundo a National Geographic Portugal, para explicar o surgimento da cascata, o rio abriu caminho entre o granito e, ao mesmo tempo, foi erodindo o xisto, que por ser menos duro cedeu à força da água.
É possível ir a banhos para refrescar no fundo da cascata e existe um miradouro próximo para avistar a beleza da paisagem.
Passadiços do Paiva
Os Passadiços do Paiva foram inaugurados em 2015 e já receberam mais de um milhão de visitantes. Já venceram vários prémios turísticos, como o World Travel Awards.
Localizam-se na margem esquerda do Rio Paiva e possibilitam um percurso magnífico de 8 km, recheado de surpresas.
As paisagens que encontramos ao longo do caminho são deslumbrantes, sempre verdes e luminosas. Ao som das águas que correm no rio, somos convidados a refrescarmo-nos e a repor as energias.
O percurso estende-se entre as praias fluviais do Areinho e de Espiunca e, a meio, podemos encontrar a praia do Vau.
Além da frescura das águas e das vistas, os animais também passam por aqui!
O percurso pode ser feito no sentido Areinho – Espiunca ou no sentido Espiunca – Areinho. O percurso no sentido Areinho – Espiunca é o menos exigente.
É recomendado levar água, calçado confortável e uma mochila para levar algum snack e recolher o lixo. Os bilhetes custam 1€ e podem ser comprados online.
Ponte 516 Arouca – A maior ponte suspensa do mundo!
A Ponte 516 Arouca foi inaugurada em 2021 e é uma das maiores pontes suspensas do mundo. Um verdadeiro desafio imperdível para sentir a adrenalina viver uma experiência incrível!
Na natureza envolvente, os visitantes podem observar diversas espécies, como a grande águia-cobreira e a pequena borboleta-do-medronheiro.
Tem 516 metros de vão, 1,20 metros de largura e 175 metros de altura sobre o rio Paiva. A partir da ponte, consegue avistar a Cascata das Aguieiras.
Pode atravessar a ponte através da entrada do Areeinho ou então através da freguesia de Alvarenga. A travessia pode ser feita nos dois sentidos – ida e volta, ou só de ida.
As travessias são realizadas em grupos e acompanhadas por um guia. Os bilhetes têm de ser adquiridos online e incluem a entrada para os passadiços.
Onde comer
Arouca é uma região situada no distrito de Aveiro emblemática pela sua gastronomia e beleza natural. Além das serras e parques naturais para explorar, a comida típica é outro dos bons motivos para visitar a cidade.
As doses generosas e saborosas que são servidas nos restaurantes reconfortam a barriga e alma depois de um dia em cheio!
Quer seja com uma posta arouquesa ou um doce conventual, não vá embora sem provar o melhor da gastronomia de Arouca.
Alguns dos locais mais famosos para provar os pratos típicos, são:
- Parlamento
- Assembleia
- Pedestre 142
- Tasquinha da Quinta
- O Mineiro
- Restaurante Chão D’Ave
- Casa dos Doces Conventuais
A Tripr analisa e promove diversas agências de turismo que oferecem condições adequadas de segurança e garantem a melhor experiência possível para quem viaja.
No link a seguir poderá comparar as melhores viagens de ecoturismo entre as diferentes agências. Para estar a par de futuras oportunidades para viajar com a Tripr entre no grupo de meetup.